Skip to main content
18 Julho, 2023

Saiba 8 Vantagens do Consórcio

18 Julho, 2023

A cada ano que passa, os brasileiros estão mais a par das vantagens do consorcio. Afinal, essa é uma forma de investir em bens de forma parcelada e, ao contrário dos empréstimos, você não compra o bem assim que o contrata. 

Através do consórcio, o cliente se junta a um grupo de outros consorciados que aplicam um valor mensalmente, sem ocorrência de juros. Esse valor compartilhado é usado para financiar produtos selecionados. 

A empresa do consórcio é responsável por criar, administrar e entregar cartas de crédito correspondentes ao valor total dos ativos selecionados.

Os tópicos abaixo vão explicar o que é um consórcio na prática, as vantagens de participar de um e os tipos de consórcios existentes.

  

O que é um consórcio?

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o consórcio é uma modalidade de compra baseada na associação de pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de juntar recursos para comprar móveis, imóveis ou serviços.  

A formação desses grupos é realizada por uma administradora de consórcio, que deve ser aprovada e supervisionada pelo Banco Central do Brasil.

Pessoas com as mesmas aspirações que você, com a ajuda de uma empresa de confiança, trabalharão juntas para arrecadar dinheiro suficiente para o valor das mercadorias com pagamentos mensais. 

É uma espécie de poupança coletiva com os depósitos garantidos e, no final, você tem a garantia de comprar o elevador residencial dos sonhos.

Os integrantes do grupo, chamados de consorciados, estabelecem formalmente a obrigação de pagar uma mensalidade ao assinar um contrato com um gestor.

Ao reunir um grande número de pessoas interessadas em um objetivo comum, você pode criar condições favoráveis ​​para atingir o objetivo.

Assim, todos os membros fazem uma contribuição financeira mensal para o fundo com a finalidade de adquirir os bens ou serviços que o grupo deseja.

O pagamento financiará a entrega do item aos participantes até que tudo esteja coberto. 

Para isso, é fundamental que exista uma empresa especializada em consórcios para organizar todo o negócio e administrar as finanças e suprimentos.

Essas empresas cobram taxas de administração do grupo e garantem que todos os membros paguem as parcelas e recebam os fundos em dia.

Assim, todos ganham. O consorciado recebe uma taxa de administração, e cada um pode obter com segurança o bem desejado sem pagar os altos juros e taxas típicas de outras modalidades.

  

8 vantagens de entrar em um consórcio

Entrar em um consórcio é extremamente prático para comprar bens de alto valor, como aluguel de empilhadeira 

Além disso, eles têm várias vantagens para os consumidores, como:.

  • Menos burocracia

Com o parcelamento tradicional, há várias etapas antes do início do contrato. 

Primeiramente, alguns documentos são apresentados e analisados ​​antes da análise de crédito. Só então o financiamento será aprovado e os ativos liberados.

Você também precisa atender a alguns requisitos básicos para entrar em um consórcio, contudo, os processos são menos dificultosos.

É necessário comprovar renda e apresentar alguns documentos, mas observe que a burocracia é bem menor.

O tempo do consorciado no grupo do consórcio até receber a carta e o valor da depreciação servem como uma verificação de crédito.

  • Plano de compras

Consórcios são normalmente usados ​​para adquirir bens como carros, imóveis e elevadores de cargas

Se você comprar esses produtos com financiamento tradicional, corre o risco de impactar seriamente sua renda e se tornar inadimplente.

Um dos benefícios do consórcio é que o consumidor pode se programar para quitar as compras em pequenas parcelas sem juros.

Assim, é possível ter uma ideia melhor de quando o produto vai estar em mãos e dar suporte a planos de médio a longo prazo.

  • Impostos reduzidos

A única taxa paga é para a manutenção do consórcio e é bem inferior aos juros normalmente cobrados pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e pelos bancos.  

Com isso, o valor a ser pago não deve ir muito além do que está formalizado no contrato do consorciado.

Ao financiar imóveis, os bancos cobram uma taxa de juros anual de 9,5 a 10,2%, dependendo da instituição financeira. Para carros, essas taxas chegam a cerca de 27% ao ano.

  • Mensalidade com base no seu orçamento

O primeiro passo para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nele, insira o valor total dos bens (carta de crédito) e o valor das parcelas que deseja pagar. 

O simulador oferece uma oportunidade completa de ajustar o valor de acordo com a sua renda mensal.

O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% da renda mensal para evitar contratempos ao funcionário do escritório contábil.

  • Não perde poder de compra

O gestor do consórcio faz alguns ajustes nas parcelas mensais para garantir que a carta de crédito conserve o poder de compra atual. 

Observe que essas mudanças são totalmente contratadas e variam de administrador para administrador.

Isso se deve a constantes flutuações econômicas, como a inflação. Em outras palavras, é essencial ajustar o valor geral para ser o mesmo valor real de quando o grupo começou.

As poupanças bancárias, em geral, não acompanham as variações inflacionárias. Dessa forma, o valor acumulado não representa fielmente o poder de compra. 

Por isso, pode ser interessante também adotar o modelo, ou outros investimentos, para manter o poder de compra e os pagamentos do consórcio. 

  • Crédito versátil

O consórcio tem muita flexibilidade no uso de cartas de crédito. Assim, você pode comprar qualquer item que se enquadre na categoria de um consórcio, conforme especificado em contrato e o grupo ao qual faz parte.

Assim, o cliente pode escolher brindes personalizados de acordo com o gosto dele. Além disso, o consórcio imobiliário - um dos mais comuns - permite comprar, reformar ou construir: 

  • Casas;
  • Apartamentos;
  • Lotes de terrenos;
  • Casa na praia.

Alguns empreendedores entram neste negócio para investir em seu próprio negócio. 

Isso abre muitas possibilidades, como aquisições de negócios, frotas de veículos e/ou parques de máquinas para acelerar a produção.

  • Baixo custo

Essa é uma das grandes vantagens do consórcio, pois não há juros.

Os pagamentos parcelados são aplicáveis ​​a fundos comuns (destinado às contemplações) e reservas (valor para manter reservas dentro do grupo em caso de circunstâncias contratuais).

Também há custos administrativos (treinamento, organização e gestão do grupo), seguro de vida e outros custos especificados no contrato, tudo previamente estabelecido. 

  • Oportunidade de antecipar a contemplação

A contemplação em um consórcio pode ocorrer por sorteio ou por lances. No sorteio, todos concorrem da mesma forma. Já os lances servem para quem deseja antecipar a contemplação, ocorrendo um processo semelhante ao de leilão.

O lance é dado com base na porcentagem de cada cota. Isso será levado em consideração se você for o proprietário do lance vencedor.

As contemplações dependem da situação financeira do grupo.